Descrição: É uma doença aguda do sistema nervoso causada pela toxina de uma bactéria, o Clostridium tetani, encontrado em áreas urbanas e rurais, na poeira e na terra e em regiões contaminadas por fezes de bovinos e equinos.

Sintomas: Iniciais: contrações musculares dolorosas que surgem primeiro nos músculos da face (causando trancamento da mandíbula), rigidez de nuca e abdomen e dificuldade em deglutir. Tardios: febre, aumento da pressão sanguínea, espamos musculares generalizados e intensos e convulsões. Morte em 1/3 dos casos, especialmente em pessoas acima de 50 anos Complicações: Morte em 1/3 dos casos, especialmente em pessoas acima de 50 anos

Transmissão: É adquirido através da contaminação de ferimentos (mesmo pequenos) com os esporos da bactéria que são encontrados no ambiente. O tétano é uma doença infecciosa, não transmissível de um indivíduo para outro. Os anticorpos protetores são induzidos exclusivamente pela aplicação da vacina. O Tétano é um problema de saúde mundial. A doença ocorre quase que exclusivamente em pessoas não vacinadas ou vacinadas inadequadamente, em qualquer parte do mundo. Nos países em desenvolvimento, a maioria dos casos ocorre em recém-nascidos e crianças pequenas. Ocorrência:O Tétano é um problema de saúde mundial. A doença ocorre quase que exclusivamente em pessoas não vacinadas ou vacinadas inadequadamente, em qualquer parte do mundo. Nos países em desenvolvimento, a maioria dos casos ocorre em recém-nascidos e crianças pequenas.

Vacinas disponíveis: Vacina combinada contra a difteria e o tétano e coqueluche (DTPa).