
Descrição: É uma doença causada por um enterovírus – o Poliovírus dos tipos 1, 2 e 3 – que envolve o trato gastrintestinal e – ocasionalmente – o sistema nervoso.
Sintomas: A maioria dos casos não apresenta sintomas. Quando presentes, os sintomas são: febre, dor-de-cabeça, dor estomacal, rigidez de nuca e paralisia flácida (geralmente das pernas).
Complicações: Paralisia que pode levar a incapacitação permanente ou falência respiratória (somente 1 em cada 10 casos de paralisia se recupera); morte (2%-10% dos casos).
Transmissão: Através da via fecal-oral (contato pessoal direto ou com um objeto contaminado com fezes de uma pessoa com Pólio). Antes da disponibilidade de uma vacina, grandes epidemias da doença eram comuns. Hoje, graças ao Programa de Erradicação Global da Pólio, a sua transmissão caiu em todo o mundo. Ocorrência: Antes da disponibilidade de uma vacina, grandes epidemias da doença eram comuns. Hoje, graças ao Programa de Erradicação Global da Pólio, a sua transmissão caiu em todo o mundo.
Vacinas disponíveis: Vacina anti-pólio injetável – VIP combinada a outras vacinas como a Pentavalenta e Hexavalente.