Descrição: É uma doença grave causada pelo vírus da Hepatite B (VHB), que ataca o fígado e pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

Sintomas: A doença aguda se manifesta com dor abdominal, fadiga, náusea, diarréia, amarelamento da pele e olhos e dor articular, que podem evoluir com gravidade variável. A pessoa recém infectada também pode não apresentar sintomas no início, ou desenvolver um estado de “portador assintomático do vírus” (correspondendo a 50% dos adultos infectados), transmitindo sem saber a doença a outras pessoas. Hepatite crônica, cirrose hepática e câncer hepático (quanto mais nova a pessoa, maior a probabilidade de permanecer infectada e apresentar problemas hepáticos para o resto da vida). Complicações: Hepatite crônica, cirrose hepática e câncer hepático (quanto mais nova a pessoa, maior a probabilidade de permanecer infectada e apresentar problemas hepáticos para o resto da vida).

Transmissão: Através do contato com sangue e derivados (saliva, suor, lágrima) e através do contato sexual (sêmen e secreção vaginal) com uma pessoa infectada; durante a gestação. A Hepatite B é uma doença endêmica em todo mundo. A maioria dos casos (90%) ocorre em adolescentes e adultos, mas são as crianças as que mais freqüentemente se tornam portadoras crônicas do vírus. Ocorrência:A Hepatite B é uma doença endêmica em todo mundo. A maioria dos casos (90%) ocorre em adolescentes e adultos, mas são as crianças as que mais freqüentemente se tornam portadoras crônicas do vírus.

Vacinas disponíveis: Vacina contra a Hepatite B (isolada ou combinada com a vacina contra a ).