Descrição: É uma doença febril aguda causada pelo vírus da Febre amarela.

Sintomas: Variam em gravidade, podendo se apresentar como uma síndrome gripal até uma hepatite grave e febre hemorrágica.

Complicações: Cerca de 15% dos doentes infectados apresentam sintomas graves, que podem levar à morte. A febre amarela pode causar um funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. Conseqüentemente, isso provoca uma diminuição do volume urinário ou até mesmo a ausência de urina na bexiga e o coma. Os pacientes que sobrevivem conseguem se recuperar totalmente.

Transmissão: Através da picada de um mosquito infectado com o vírus; no Brasil o mosquito transmissor é o Aedes aegyptii. A doença só ocorre onde existe o mosquito transmissor e geralmente é restrita às áreas de floresta, ocorrendo na região subsaariana da África (sendo as crianças as mais expostas à infecção) e na região tropical da América do Sul (ocorrendo a maioria dos casos em adultos jovens que apresentam exposição ocupacional). Nos últimos anos, o nº. de casos notificados na América do Sul aumentou dramaticamente e a zona de transmissão se expandiu das áreas de floresta para algumas áreas urbanas. Ocorrência:A doença só ocorre onde existe o mosquito transmissor e geralmente é restrita às áreas de floresta, ocorrendo na região subsaariana da África (sendo as crianças as mais expostas à infecção) e na região tropical da América do Sul (ocorrendo a maioria dos casos em adultos jovens que apresentam exposição ocupacional). Nos últimos anos, o nº. de casos notificados na América do Sul aumentou dramaticamente e a zona de transmissão se expandiu das áreas de floresta para algumas áreas urbanas.

Vacinas disponíveis: Antiamarílica (vírus vivo atenuado,)