Descrição: O Streptococcus pneumoniae é uma bactéria que apresenta vários sorotipos e causa freqüentemente: Nas crianças: otite, pneumonia e meningite. Nos idosos: pneumonia (particularmente em indivíduos com condições especiais que aumentam o risco da doença).
Sintomas: Pneumonia: Caracteriza-se por febre alta, tosse e dor torácica Otite, febre e eventualmente supuração. Meningite: Apresenta-se normalmente de forma grave, com febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Pode ainda haver: Náusea, vômito, fotofobia, confusão e sonolência. Em recém-nascidos e crianças pequenas estes sintomas podem estar ausentes e somente haver inatividade, irritação e vômito.
Complicações: Todas as formas de doença pneumocócica podem levar a morte e a meningite pneumocócica pode ainda causar convulsão, dano cerebral, deficiência auditiva e deficiência de aprendizado.
Transmissão: O pneumococo encontra-se presente na flora nasal e na garganta de várias pessoas.
Ocorrência: Atualmente, o pneumococo é uma das principais causas de meningite bacteriana (junto com o meningococo) e é uma das causas mais comuns de morte, é uma doença prevenível por vacina.
Vacinas disponíveis: Vacina anti-pneumocócica conjugada 13-valente – Indicada para todas as idades, Vacina anti-pneumocócica polissacarídea 23 – valente – Indicada para maiores de 2 anos